Santuário de Nossa Senhora da Paz, celebra o mês de Maria

O Santuário de Nossa Senhora da Paz, na Paróquia de Vila Chã S. João, no Arciprestado de Ponte da Barca, celebra o mês de Maria com um programa diversificado.

De salientar, a recitação do terço, diariamente, às 20 horas, exceto aos Domingos às 15 horas, e várias celebrações eucarísticas, que, aos Domingos, serão celebradas às 16 horas.

O ponto alto das celebrações festivas é, como tradicionalmente, no último fim-de-semana do mês de Maria, contando na Sexta-feira, dia 27, com o canto do akatistos em louvor de Nossa Senhora às 21h30; no Sábado dia 28, às 21 horas terão início as celebrações solenes da peregrinação com a bênção das velas, o terço e procissão; no Domingo, dia 29, às 14h30 decorrerá a procissão e missa solene, campal, no recinto junto à Igreja do Imaculado Coração de Maria.

De referir que no mês de Maio deste ano este Santuário Mariano acolhe o Encontro Diocesano do Doente, que se realiza no Sábado, dia 21, e contará com a presença do Bispo Diocesano D. João Lavrador.

Numa nota enviada ao Notícias de Viana, "o Santuário de Nossa Senhora da Paz convida toda a Diocese, sacerdotes e fiéis, peregrinos e devotos a participar nesta celebrações em honra de Nossa Senhora da Paz, pois este Santuário é de todos e aberto para acolher a todos".

De recordar que na génese deste santuário está numa aparição de Nossa Senhora a um pastor, uma criança de 10 anos de idade, de nome Severino Alves, a 10 e 11 de Maio de 1917, precisamente dois dias antes da primeira aparição na Cova da Iria em Fátima, e segundo o vidente, Nossa Senhora ter-lhe-á pedido para que comunicasse a todos para que rezassem o terço todos os dias e cantassem a “estrelinha do céu”.

De referir, também, que a Cripta deste Santuário conta com um bloco de pedra cristal quartzo de cerca de três toneladas, sobre o qual está o altar de celebrações da cripta, no local da aparição, que é provavelmente o maior da Península Ibérica conhecido, para além de uma coleção de muitos outros cristais de quartzo que estão expostos no Museu do Quartzo neste Santuário de Nossa Senhora da Paz.