Sé acolheu instituição do seminarista João Cerqueira

João Cerqueira, seminarista do quinto ano, foi instituído a Acólito, na Sé Catedral de Viana do Castelo. A celebração foi presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador, que o reconheceu como “despertar para o sentido vocacional da vida cristã e para a exigência de promover uma cultura vocacional” na Diocese.

Instituição do ministério de Acólito, João CerqueiraNa homilia, D. João Lavrador recordou a narração do caminho de Emaús “como paradigma de toda a caminhada humana e cristã”. “Este é o nosso caminho de purificação porque, na verdade, temos necessidade também, hoje, de nos deixarmos iluminar pela presença estimulante de Jesus Ressuscitado para compreendermos o verdadeiro significado das nossa raízes e da nossa história, a beleza das nossa tradições, mas sobretudo, sentirmo-nos interpelados a despojar-nos dos nossos juízos, dos nossos afetos terrenos, das nossas inclinações tantas vezes escravizantes, da nossa mesquinhez de pensar, para nos compreendermos mediante a revelação total do Mistério de Jesus Cristo, a partir do Seu Mistério Pascal”, afirmou, convidando os fiéis a empreender o itinerário de Jesus Cristo “em comunidade cristã, alimentada pela Eucaristia”. “É precisamente neste contexto que convido, agora, em atitude de gratidão a Jesus Cristo, a reconhecermos no nosso jovem seminarista, o João, que vai receber o Ministério Laical de Acólito, a exigência de abrirmos o nosso olhar para a presença de Jesus Cristo Vivo na Eucaristia”, apelou.

O prelado dirigiu-se ainda ao seminarista, reconhecendo-o como “testemunha do que deve ser cada batizado, como discípulo de Jesus Cristo”. “Para ti, este Ministério faz parte da tua caminhada no amadurecimento de novos Ministérios, mas, atualmente, ele situa-se na exigência de ser comunidade cristã, de rosto sinodal e, como tal, verdadeiramente ministerial em todos os seus membros”, frisou, lembrando a celebração da Semana das Vocações. “Perante os Sinais dos Tempos que vivemos na nossa Diocese e que nos interpelam em muitos sentidos e também, e sobretudo, neste domínio das vocações, temos o dever, todos, como batizados, na fidelidade a Jesus Cristo e à Sua Igreja, de colocar esta exigência da vida cristã nas nossas preocupações, na nossa oração, reflexão e cuidado educativo”, defendeu, apelando “a todos os sacerdotes, catequistas, professores cristãos, pais e animadores de grupos e movimentos apostólicos, que coloquem a descoberta vocacional no centro do processo educativo dos jovens e das crianças e adolescentes”. “Tu, João, que estás a caminho da entrega total da tua vida a Jesus Cristo e à Sua Igreja, rogamos por ti, mas também reconhecemos que és, para nós, o despertar para o sentido vocacional da vida cristã e para a exigência de promover uma cultura vocacional na nossa Diocese”, terminou.