Secretariado Diocesano da Liturgia sensibilizou para os espaços sagrados

| Tempo de leitura: 3 min

Cerca de 80 pessoas, oriundas dos vários Arciprestados da Diocese de Viana do Castelo, participaram na ação de formação, promovida pelo Secretariado Diocesano da Liturgia. Sob o mote «Respeitar e valorizar o espaço sagrado», a iniciativa decorreu no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, Viana do Castelo, e contou com a participação do diretor do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte. 

Ação formação liturgiaConceição Almeida, da paróquia de Monserrate, e Maria Estela e Ana Amorim, da paróquia de Nossa Senhora de Fátima não são zeladoras, mas quiseram marcar presença na formação porque “o conhecimento nunca é demais”. “Sou ministra da comunhão e leitora e recebo os e-mail’s sobre os eventos que decorrem na Diocese. Embora esta formação não seja específica para mim, penso que é sempre proveitoso participar. As pessoas têm sempre algo a aprender”, afirmou Conceição, enaltecendo os temas “proveitosos” que deveriam ser “ bem mais aprofundados”. “Hoje, não decoro nenhuma igreja, mas não sei se amanhã terei de fazê-lo e, portanto, penso que é importante saber como desenvolver o nosso trabalho respeitando os espaços. E, portanto, espero que neste encontro, possamos levar algo mais positivo”, frisou. “Sou leitora e vim buscar conhecimento daquilo que poder levar para a minha paróquia. Há-de ser bom de certeza”, garantiu Maria Estela. “Uma vez que o mote é «Respeitar e valorizar o espaço sagrado» e como frequento muito a igreja, penso que seja importante participar para perceber”, acrescentou Ana.

O Pe. Manuel Almeida, Pároco em S. João Baptista de Queijada, S. João Baptista da Ribeira e S. Vicente de Fornelos, Arciprestado de Ponte de Lima, também marcou presença, não só para levar o conhecimento para as suas Paróquias como para ouvir “alguém com um foco quase mundial” que tem desenvolvido um trabalho, “da maior exigência e alto nível”, nas assembleias das grandes multidões, em Fátima. “A dignidade das celebrações passa também pelo espaço, no sentido das ornamentações”, referiu, especificando: “Hoje, além de haver os arranjos florais, que é possível comprar, também se usa muito a água e, por isso, deterioramos muito depressa os espaços e, sobretudo, as talhas douradas.” 

Já o Pe. Tiago Rodrigues, diretor do Secretariado Diocesano da Liturgia, mostrou-se “satisfeito” com as participações na ação de formação, que visou “enriquecer a harmonização de todos os ministérios”. 

A participação foi “muito boa”, mas “poderia haver muito mais”. “Se conseguíssemos que uma pessoa de cada Paróquia participasse, conseguiríamos levar o conhecimento e a sensibilidade até lá”, confidenciou, acrescentando que as inscrições demoraram a chegar. "Estávamos à espera de menos inscrições, mas nas duas últimas semanas, os números dispararam. Além disso, temos pessoas que não fizeram a inscrição, mas apareceram hoje”, contou.

O responsável revelou ainda que o secretariado irá promover uma formação exclusiva para fotógrafos, tornando-os “sensíveis” ao espaço litúrgico, mas também ao património.