Secretariado Diocesano de Liturgia promove 46º Encontro de Pastoral Litúrgica

O Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, vai acolher, nos dias 10 e 11 de fevereiro, o 46º Encontro de Pastoral Litúrgica. A iniciativa é organizada pelo Secretariado de Liturgia da Diocese de Viana do Castelo e tem como tema “Liturgia e Comunicação”.

Cartaz 46º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica As conferências gerais estão a cargo do Pe. Paulo Terroso - "O Culto do Homem no tempo da Digitalização" -, do Pe. Renato Oliveira - "A Liturgia permite uma participação

virtual?” -, e do Pe. Joaquim Ganhão - "Cuidar as celebrações de forma a poderem entrar numa 'janela de evangelização' - Comunicação social".

Já a Escola de Ministérios inclui, nos dois dias, programas específicos para cada participante.

Na música, vão realizar-se trabalhos práticos com o professor Tiago Nogueira Carriço, sob o tema “A arte e a beleza musical, como rosto do diálogo com Deus”. Para os ministros extraordinários de comunhão (MEC) haverá uma conferência com a Dra. Ariana da Unidade Local de Saúde do Alto Minho sobre "Comunicar a presença da bondade de Deus aos mais frágeis".

O Pe. Carlos Aquino vai apresentar o tema "Os sinais visíveis são a comunicação de uma realidade invisível" aos acólitos, e o Pe. Marcelino Ferreira vai apresentar o tema "A renovação da linguagem para compreender o que celebramos” aos catequistas e aos escuteiros.

Já os leitores, vão abordar o tema "Revelação de Deus - O Mistério que é comunicado em toda a Escritura" com o Pe. Ricardo Correia, e os sacerdotes vão abordar o tema “Arte de Falar de Deus" com o Pe. Bruno Nobre, jesuíta.

Ainda no sábado, durante a tarde, os catequistas e os escuteiros terão como palestrante a professora Helena Almeida, que abordará o tema "Criação de Coros de Pequenos Cantores – Proposta educativa de espírito de grupo e de harmonia entre uns e outros". Os acólitos vão debater sobre a "Diferença entre sinais e símbolos" com o Pe. Carlos Aquino, e os leitores vão debater o tema “O leitor: instrumento da comunicação de Deus com o Homem” com o professor Paulo Ferreira.

No Domingo, o Pe. Manuel Joaquim vai abordar o tema "Cuidar a comunicação de Deus através da beleza litúrgica" para os MEC, e o professor Paulo Ferreira vai abordar o tema "Lectio divina – O que Deus me comunica a mim” para os leitores.

Já João Paulo Antunes, da Universidade Católica do Porto, apresentará os “Critérios a ter em conta na escolha de cânticos para a Liturgia com a participação especial da catequese ou missas de piedade CNE" aos catequistas, escuteiros e músicos.

As inscrições estão abertas em https://forms.gle/Kcb4AvQyrfVSR1TV9 e, de acordo com a organização, o encontro tem um custo de 15 euros. “Para os acólitos, a inscrição é gratuita”, especifica.