Sector de Viana do Castelo das Equipas de Nossa Senhora iniciou atividades pastorais

Na manhã de sábado, 12 de outubro, o Sector de Viana do Castelo das Equipas de Nossa Senhora iniciou oficialmente as suas atividades pastorais com um encontro realizado no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque. O evento, que reuniu casais do movimento, decorreu exclusivamente no período da manhã e foi marcado por momentos de formação, partilha e uma celebração eucarística.

Abertura Equipas de Nossa SenhoraO encontro começou com uma sessão de formação dedicada à espiritualidade conjugal, onde se refletiu sobre a importância da oração e do diálogo no fortalecimento do casamento. Os casais presentes partilharam experiências e testemunhos, num ambiente de fraternidade e comunhão, que permitiu aprofundar a vida espiritual e conjugal à luz dos valores cristãos. A formação centrou-se no tema do ano pastoral, que realça o papel da oração conjugal como pilar fundamental na vida do casal e no crescimento da fé familiar.

A celebração da Eucaristia, presidida pelo assistente do Sector de Viana, o Pe. Paulo Alves, foi o ponto alto do encontro. Durante a homilia, o Pe. Paulo fez uma reflexão sobre a necessidade de desapego e de se colocar Deus em primeiro lugar nas escolhas da vida, um desafio que também se reflete no compromisso matrimonial. O sacerdote incentivou os casais a viverem de forma mais plena a sua fé, sublinhando que o amor conjugal deve ser alimentado pela oração e pelo serviço ao próximo. A mensagem central da liturgia foi um apelo ao seguimento de Cristo, com confiança e disponibilidade para abraçar a vocação matrimonial como um caminho de santidade e partilha.

A manhã terminou com a bênção final e uma mensagem de encorajamento para o novo ano pastoral, desafiando os casais a serem testemunhas de fé e a cultivarem a espiritualidade conjugal, como é promovido pelas Equipas de Nossa Senhora.

As Equipas de Nossa Senhora são um movimento católico internacional, fundado em 1939, em França, pelo padre Henri Caffarel. O movimento tem como objetivo principal ajudar os casais a viverem o sacramento do matrimónio de forma plena e consciente, promovendo a espiritualidade conjugal através da oração, do diálogo e da partilha entre os esposos. Hoje, as Equipas de Nossa Senhora estão presentes em mais de 90 países, com milhares de equipas que se reúnem regularmente para apoiar a vida conjugal e familiar à luz dos ensinamentos da Igreja.

Em Portugal, o movimento começou em 1956 e, desde então, tem vindo a crescer em número e influência. Presente em diversas dioceses, o movimento desempenha um papel essencial no apoio espiritual aos casais, ajudando-os a enfrentar os desafios contemporâneos do matrimónio. Através de encontros regulares e da vivência dos seus princípios, as Equipas de Nossa Senhora contribuem para a construção de famílias mais fortes e enraizadas na fé cristã.