Semana do Consagrado: vivida entre oração, silêncio e celebração!

A Semana do Consagrado, de 26 de janeiro a 2 de fevereiro, teve por objetivo celebrar a vida de todos os consagrados, a qual foi vivida de modo especial no dia 2, através da celebração da Eucaristia presidida pelo Bispo da Diocese de Viana do Castelo, na Igreja Matriz de Caminha.

Congratulamo-nos com a presença de todos os consagrados e religiosos/as e sacerdotes presentes, desafiados pelo Sr. D. João Lavrador, a viver a partir do essencial e do “ser” antes que do fazer. Se é verdade que a missão de cada um leva a realizar diferentes ações em prol dos irmãos e da sociedade, o mais importante é a vida de seguimento de cada consagrado. Mesmo quando aparentemente nada faz, é sinal da Presença de Deus!

Foi um dia maravilhoso, viagem agradável até às terras de Caminha e à receção pelas suas gentes, que também acompanharam e celebraram connosco.

Aproveitámos a celebração para renovar em conjunto o “Sim” que, um dia, cada um dos consagrados deu ao Senhor, e ao mesmo tempo agradeceu-se ao Senhor da Messe a Sua Fidelidade, que dia após dia, nos faz experimentar.

Agradecidos à disponibilidade do Pároco e demais sacerdotes que acolheram e receberam o pedido de levar o rosto da vida consagrada através dos diversos institutos presentes na Diocese, a Caminha. Contudo, é bom salientar a grande presença das nossas Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, que em grande número animaram e embelezaram este acontecimento.

Não podemos deixar de agradecer a Deus que continua a chamar, e pedir-Lhe que nos ensine a ser Seus porta-voz, audazes e capazes de testemunhar que vale a pena segui-Lo como ao “Único necessário”.

E, a todos os consagrados que ao longo deste ano celebram os diferentes jubileus, felicitamos e prometemos a nossa oração e presença.