Serdedelo recebeu Visita Pastoral de D. João Lavrador

Santa Marta de Serdedelo, Paróquia pertencente ao Arciprestado de Ponte de Lima, acaba de celebrar um acontecimento extraordinário, que não se vive todos os dias nem todos os anos, mas, pelo menos, de 10 em 10 anos, que foi a Visita Pastoral do Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Evangelista.

Visita Pastoral Serdedelo 2024No dia 24, pelas 18h00, o Sr. Bispo reuniu, na igreja paroquial, com as forças vivas da Paróquia: Conselho para os Assuntos Económicos, Junta de Freguesia, crismandos, cantores, catequese, leitores, acólitos e zeladoras da igreja. Partilhou com os presentes o sentido da Visita Pastoral, as preocupações sobre a Diocese. Incentivou às vocações e à perseverança.

No dia 25 de fevereiro, pelas 10h30, a Comunidade Paroquial dava as boas-vindas, com alegria e entusiasmo, a D. João Evangelista que, devido ao mau tempo, foi recebido às portas da igreja paroquial pelo Pároco, Pe. António Esteves, Conselho para os Assuntos Económicos e Junta de Freguesia. Ao entrar na igreja paroquial, foi-lhe oferecido um ramo de flores, enquanto o grupo coral entoava o hino do prelado.

Assim se iniciou a Visita Pastoral com a celebração da Eucaristia, que viria a terminar por volta do meio-dia, durante a qual os crismandos (19) receberam o Sacramento da Confirmação. A Eucaristia foi concelebrada pelo Pároco e por Frei Lima, presença habitual na Paróquia. Antes da bênção final, foi oferecida a D. João Evangelista uma tela do grupo da catequese e a partilha da Paróquia para a Diocese.

Antes dos agradecimentos finais, fazendo jus a uma antiga tradição da freguesia, foram declamadas quadras populares, elaboradas propositadamente para o momento, por uma paroquiana. As quadras ficaram perpetuadas numa peça em madeira, gravadas a laser, que foi oferecida a D. João, que muito apreciou. Esta Visita Pastoral foi uma graça e bênção para a comunidade paroquial, que ficou com o coração a transbordar de alegria pelos dois dias vividos com o Sr. Bispo e pela mensagem que lhe trouxe.

O belo e bem cuidado altar da igreja serviu de fundo para uma foto dos crismandos com D. João Evangelista.