“Só o amor é que nos faz descobrir quem é o nosso próximo”

“Jovens, qual é o vosso caminho, perante este amor infinito do Senhor?” Foi desta forma que o Bispo D. João Lavrador interpelou os jovens das paróquias de S. Martinho de Outeiro e S. Miguel de Perre, no Arciprestado de Viana do Castelo, durante a celebração da Confirmação, que decorreu no passado dia 09 de julho.

Igreja S. Miguel PerreNa sua homilia, especialmente, dirigida aos jovens que iriam receber este sacramento, a palavra que reinou foi “amor”, pois bem, que seríamos nós sem o amor de Cristo. D. João relembra a sua juventude, relatando a diferença que se sente com a juventude de agora, diferença esta compreensível, causa da evolução dos tempos. Continua ressalvando a importância da entreajuda entre colegas, mesmo em aspetos mais simples como a partilha de conhecimentos nos estudos e outras atividades. Essa ajuda mútua leva-nos a todos mais longe e saímos todos mais ricos, tendo sempre em mente que “só o amor é que nos faz descobrir quem é o nosso próximo”, destaca o nosso prelado.

Por fim, deixa um apelo a todos, para que não se deixem ficar por aqui. O percurso na Igreja não termina com o Sacramento da Confirmação. Este sacramento é o assumir de um compromisso para com a comunidade e com a Igreja, onde cada jovem deve sentir o chamamento de se integrar em qualquer organismo da mesma. “Se cada um de nós fizer o que lhe diz respeito, que é no fundo entregar a sua existência em amor entre Jesus Cristo e ao próximo tudo se transforma”, desta forma, D. João termina a sua homilia deixando sempre a sua interpelação ao Jovens, como lhe é característico.

Fotografia: All About Portugal