"Temos 1474 jovens estrangeiros inscritos e confirmados"

| Tempo de leitura: 3 min

DND JMJ 2023Notícias de Viana (NdV): Nesta fase o que falta fazer para preparar os Dias na Diocese e o que é mais urgente? 

Pe. Domingos Meira (PDM): Neste momento é necessário reforçar o trabalho em duas áreas fundamentais na preparação dos dias na diocese: a capacidade logística e a preparação espiritual de famílias e voluntários. A nível logístico, é necessário fechar o programa de acolhimento que está a ser trabalhado a nível local pelas equipas arciprestais (COA's) e pelas equipas paroquiais (COP's). O programa de acolhimento assenta em cinco pilares: acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio. São ainda necessárias mais famílias de acolhimento. Continuamos a dar eco a esta necessidade. Já estão registadas mais de 200 famílias para acolher jovens estrangeiros, mas ainda precisamos de aumentar este número para dar resposta a todas as dioceses estrangeiras que já fecharam a sua inscrição. E depois há todo um outro lado muito importante que não se pode descurar, a preparação espiritual das famílias, paróquias e voluntários que vão receber os peregrinos. Temos como objetivo que seja efetivamente uma verdadeira experiência de acolhimento e de comunhão, para que sejam dias enriquecedores e os jovens que nos visitam levem Viana do Castelo no coração. 

(NdV): Quantas pessoas e de que países a Diocese vai receber? 

(PDM): Neste momento temos 1474 jovens estrangeiros inscritos e confirmados, mas ainda temos algumas dioceses que iniciaram contactos, mas ainda não confirmaram a presença, assim como, ainda vão chegando algumas manifestações de interesse. Nos grupos confirmados, a grande maioria dos jovens vem de França e da Polónia, representam cerca de 70% das inscrições confirmadas. Temos ainda confirmado um grande grupo da Croácia, da arquidiocese de Split-Makarska, dois grupos do Reino Unido, e grupos da América Latina, nomeadamente Argentina, Bolívia e Venezuela. Confirmadas estão também duas religiosas oriundas da Islândia. 

(NdV): Quais as próximas atividades de preparação para a JMJ? 

(PDM): O COD de Viana do Castelo agendou três grandes encontros de preparação, dois deles já se realizaram, um primeiro a nível arciprestal e um segundo, no passado sábado em Valença. O próximo e último será no dia 8 de julho em Paredes de Coura. Para além destes encontros a nível diocesano, temos apelado aos grupos para completarem o itinerário de preparação para a JMJ, o Rise Up. O Comité Organizador Local (COL) lançou recentemente uma série de Encontros Preparatórios, com conteúdos que proporcionam espaços de reflexão, escuta e partilha, sobre os temas: Ecologia Integral, Amizade Social e Misericórdia. O objetivo é dar aos jovens uma experiência alinhada com o caminho sinodal vivido na Igreja Universal e que os ecos destas reflexões cheguem ao COL para serem o ponto de partida para os Encontros Rise Up da JMJ. Pretendemos que os mais de 1200 jovens inscritos pela diocese façam esta caminhada de reflexão a nível local e de acordo com as suas necessidades. No entanto, queremos ouvir a voz de todos e por isso mesmo, os Encontros Preparatórios são abertos a todos os jovens que desejem participar, independentemente de serem ou não peregrinos na JMJ Lisboa 2023.