Testemunho: Mais de 80 jovens de Meadela receberam o Sacramento da Confirmação

Ao décimo dia do mês de setembro de 2022 foi administrado, na Paróquia de Santa Cristina de Meadela, no Arciprestado de Viana do Castelo, o Sacramento da Confirmação a mais de 80 jovens e adultos que juntos decidiram fazer esta caminhada.

Crisma Meadela 2022Depois de dois longos anos de pandemia e do infeliz falecimento do anterior Bispo da Diocese de Viana do Castelo, já longa era a espera dos crismandos de três diferentes idades (aqueles que terminaram o décimo ano de catequese em 2020, os que o acabaram em 2021 e os que ainda este ano findaram os dez anos de catequese anteriores à realização desta celebração) e a dos adultos que se sentiram prontos para mais um passo na sua caminhada na fé cristã. Foi, então, com uma alegria redobrada que receberam o Sr. D. João Lavrador, o novo Bispo da nossa Diocese.

A celebração da Eucaristia decorreu com normalidade e, na homilia, todos escutaram atentamente as diferentes interpelações que lhes foram feitas. Entre estas, o apelo ao amor, à entrega, mas, sobretudo, ao não esquecimento de Deus e da Igreja que, em momentos difíceis como os que vivemos, tanto precisa de jovens audazes e corajosos que espalhem a mensagem cristã. Por fim, em dia de descoberta dos resultados das colocações no ensino superior, o Sr. Bispo não pôde deixar de a todos felicitar por esta nova etapa das suas vidas, relembrando, mais uma vez, que, para além da vida profissional, os estudantes se devem preocupar com a vida pessoal e religiosa.

Tendo sido uma das crismandas, posso, com certeza, afirmar que este foi um dia especial para todos nós, que serviu para nos fortalecer na fé que sempre cresce dentro de nós. Creio que cada um consegui sentir a voz do Espírito Santo, que de forma especial recebemos neste dia, a chamar por cada um de nós, a pedir para sermos melhores filhos de Deus, melhores pessoas e para levarmos a simpatia e o amor aos que mais necessitam. Sinto, ainda, que recebemos uma força infindável que nos acompanhará para o resto das nossas vidas. Gostaria, para concluir, de agradecer a todos aqueles que tornaram esta bela cerimónia possível: aos pais, aos catequistas, aos cantores e, claro está, ao Sr. Bispo. Um agradecimento especial, ainda, ao nosso Pároco, Mons. Vilar e à organista, que semana após semana se reuniram connosco para preparar este dia. Muito obrigada, em nome de todos nós!