“Todos vós comungais o mesmo Corpo de Cristo e, por isso, formais um só corpo”

A Paróquia de Dem, no Arciprestado de Caminha, celebrou o 50º aniversário. D. João Lavrador, Bispo diocesano, presidiu à celebração que contou com a participação da comunidade paroquial.

Paróquia Dem, CaminhaNa homilia, D. João Lavrador começou por falar da importância da comunidade cristã na Paróquia, destacando que ela “deve, perante os seus conterrâneos, testemunhar a pessoa de Jesus”. “Cada um é chamado a realizar com Jesus Cristo, alimentando-se através da Eucaristia, que é onde Ele Se dá verdadeiramente. Este alimento acontece em comunhão que gera comunhão entre nós. Ou seja, todos vós comungais o mesmo Corpo de Cristo e, por isso, formais um só corpo”, afirmou.

Recuando no tempo, afirmou que, há 50 anos, o responsável pela Diocese reconheceu que aquela comunidade tinha “todas as condições para ser uma Paróquia”. “Estavam criadas as condições para uma vida comunitária em todas as áreas”, reiterou, acrescentando: “Uma comunidade de pessoas crentes e que vivia a partir de Jesus Cristo. Uma comunidade que queria e tinha possibilidades de exercer, à maneira de Jesus, a dimensão profética e de anúncio. Tudo isto através da catequese.”

O Bispo diocesano convidou ainda a comunidade “à partilha fraterna”, “atenta aos mais necessitados” e a “ser acolhedora”. “Tudo gira através da fé cristã e, por isso, o que querem fazer com esta riqueza que os nossos antepassados nos deixaram?”, interrogou, defendendo que “toda a herança e riqueza é para ser valorizada no presente”. “A nossa fé tem de ser constantemente renovada”, afirmou.

Por fim, D. João Lavrador lembrou que “a tarefa da Igreja é Evangelizar." “Estes 50 anos trazem consigo a riqueza, que no fundo é a beleza da própria Igreja que se renova constantemente”, referiu, terminando: “Não nos cansemos de continuar esta relação. Continuai a aprofundar e procurar formação, consciencializando-vos do que é ser Igreja neste mundo.”