Ultreia Diocesana do Movimento dos Cursilhos de Cristandade

| Tempo de leitura: 5 min

Com o lema “Em Igreja, fazemos caminho com Maria”, o Movimento dos Cursilhos de Cristandade reuniu-se, no dia 14 de Julho, no Monte da Senhora da Encarnação - Lovelhe, na Ultreia Diocesana. Encontro que reúne todos os cursilhistas da Diocese de Viana do Castelo.

Ultreia Diocesana MCC 2024O dia começou com a leitura do evangelho do dia e as reuniões de grupo onde cada um partilhou a vivência do seu dia-a-dia, à luz dessa mesma Palavra. Este momento teve como objetivo o fortalecimento da caminhada de fé em cada pessoa, sabendo que a caminhada também se faz na comunidade. Durante a tarde os Cursilhistas presentes puderam ouvir a reflexão sob o lema “Encarnar em e com Maria como Missão, realizada pela Cursilhista Ana Cristina Gomes, na qual se realçava o exemplo perfeito de fé, de obediência, fidelidade e de amor a Deus, que Maria é para todos os cristãos. Numa entrega total e ativa à vontade de Deus, Maria deu o seu “sim” à missão a Ela confiada, colaborando, assim, no plano de salvação de Deus. Finalmente, deixou o desafio a todos os presentes de renovarem o seu compromisso de viver como verdadeiros discípulos de Cristo, sendo portadores da Sua luz e amor no mundo, tal como Maria, que foi a primeira evangelizadora levou Jesus ao encontro de Isabel.

“Maria apareceu cheia de Cristo no horizonte da história da salvação”, foi com esta citação de S. João Paulo II que o Sr Pe Renato Costa deu início à sua reflexão. Partindo do relato da anunciação e da morte de Jesus, realçou a atitude de disponibilidade, atenção e carinho que Maria teve para com o projeto que Deus lhe designou. Projeto este, imaginado de amor, por cada um de nós, a quem Deus conhece pelo nome, pois não somos apenas mais uma areia de uma extensa área. Deus conhece a cada um pelo seu nome. Mas Deus não prometeu a Maria que ficaria preservada da experiência da dor e do sofrimento. Foi aos pés da cruz que Maria mais sentiu a dor, mas não o desespero, pois a sua inabalável confiança se fundamentava no olhar misericordioso que Deus lhe dirigia em cada instante e a graça que a agradava por toda a vida.

Na continuação da sua reflexão, o Sr Pe Renato apoiou quatro passos para perceberem como Maria foi mãe de Jesus e se tornou mãe de todos. Iniciando pelo “acolhimento feliz da vida como surpresa e como dom”, compreendendo que um filho é uma dádiva de Deus não pela sua aspiração individual, mas porque possui um valor imenso e uma dignidade intocável e infinita. “O amor vívido pela mãe na expectativa da gravidez” como segundo passo, onde este tempo de estado de graça para cada mulher, deve ser visto como o milagre de uma nova vida, pois participa do mistério da criação. No terceiro passo, “a alegria e a importância de ser mãe”, realçou a importância da alegria em cada mulher, que não se deve deixar de carregar pelos medos e preocupações; e que as mãos das mães constroem sobretudo a união e a fraternidade da família humana. Finalmente, no quarto passo, “o olhar feminino e materno de Maria em Caná e em todas as horas”, destacando que ninguém melhor do que uma mãe conhece os tempos e as urgências dos seus filhos. Foi aos pés da Cruz que Maria nos foi dada como mãe, Mãe de todos, todos, todos. Terminando a sua reflexão, o Pe Renato impeliu a que cada um tomasse a consciência de que somos todos irmãos, chamados a construir um mundo de paz. Paz que vem da confiança Nela, Mãe que não tem horas, nem folgas. Está lá e estará sempre.

Para concluir este encontro, celebrou-se a Eucaristia, presidida pelo Bispo Diocesano, D. João Lavrador, onde na sua homilia focou-se em três pontos de reflexão, a propósito do Evangelho do dia. Primeiro de tudo lembrou que Deus nos predestinou a dar um contributo, a sermos iluminadores do caixão para a humanidade. Por isso, no segundo ponto refere-se que não a vida cristã consciente sem cada um se sentir chamado, a partir da experiência de Cristo vivo. Num diálogo onde ouvimos o chamado, estamos enviando porque temos uma missão. Para esta missão, no Evangelho Jesus se refere às condições: levar apenas o cajado, mais nada. É uma questão de atitude interior, abandonando-se à vontade e chamado de Jesus. D. João finalizou interpelando todos si e levar uma missão, a de levar Jesus Cristo aos outros, buscando sempre no Evangelho a tónica para o caminhar.

Esta Ultreia Diocesana teve ainda um carinho solidário, recolhendo fundos para a Missão de Buenavista (Bolívia), onde se encontra o Padre Espiritano, Márcio Asseiro, natural de Reboreda (Vila Nova de Cerveira). Todos os presentes puderam almoçar, no local, porco no espeto, contribuindo assim para esta causa. Havia, ainda, muitas sobremesas para venda que foram oferecidas com este fim.

Este encontro diocesano encerra assim o ano pastoral 2023-2024 do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, com a presença de muitos participantes deste movimento eclesial, que procura que todos os baptizados tenham uma vida cristã mais auté

nica.