V Viana em Família realiza-se em maio, em Arcos de Valdevez

O Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar (SDPF) vai promover, no dia 21 de maio, o V Viana em Família com um programa “recheado de atividades” para as famílias diocesanas. O diretor, Mons. Fernando Caldas contou ainda que o tema do encontro será “A alegria do amor dos jovens”, a propósito da realização da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa.

“Precisamos de encontrar as palavras, as motivações e os testemunhos que nos ajudem a tocar as cordas mais íntimas dos jovens, onde são mais capazes de generosidade, de compromisso, de amor e até mesmo de heroísmo, para convidá-los a aceitar, com entusiasmo e coragem, o desafio do Matrimónio”, é o ponto nº 40 da Exortação Apostólica Amoris Lætitia do Papa Francisco, e é o mote para o V Viana em Família que, de acordo com Mons. Fernando Caldas, está a ser ultimado com “alguns pormenores”. “Queremos associar-nos à peregrinação arciprestal de Arcos de Valdevez ao Santuário de Senhora do Castelo, e gostávamos que estivesse representada uma família de cada Paróquia da Diocese”, confidenciou, revelando que o programa inclui um concurso “bem, humorado” entre famílias, em que vão apresentar, “através de um teatro, testemunho ou filme”, uma reflexão sobre o ponto nº 40 do documento. “Da parte da manhã, teremos o acolhimento com uma reflexão sobre o tema e a Eucaristia, que será presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador”, contou, acrescentado: “Já da parte da tarde, para além da música e do concurso, o Bispo fará a entrega das bênçãos matrimoniais aos casais que estão a celebrar o aniversário matrimonial (25, 50 e 75 anos).”

Recentemente, o SDPF realizou quatro encontros com as equipas arciprestais da Pastoral Familiar (Monção e Melgaço; Vila Nova de Cerveira, Caminha, Paredes de Coura e Valença; Viana do Castelo; Arcos de Valdevez, Ponte de Lima e Ponte da Barca), em que refletiram sobre os objetivos concretos da Pastoral Familiar nos seus Arciprestados e que passos foram dados em ordem a uma estruturação e consistência da Pastoral Familiar. “É um trabalho muito lento, de estruturação e consistência das equipas arciprestais, constituídas, normalmente, por uma ou duas famílias e um assistente clerical”, referiu o responsável, salientando que as atividades da Pastoral Familiar “servem para que haja uma aproximação e conhecimento do clero à realidade das famílias". “Fomos escutando e dialogando, encorajando e ajudando as equipas a continuar o seu trabalho”, contou, enaltecendo ainda as partilhas que acontecem nos encontros. “No último encontro, com todos, refletimos sobre a imagem da família atual com a questão do compromisso, fidelidade e fecundidade”, acrescentou.