Venade acolheu bênção dos animais domésticos

Os devotos de Santo Antão subiram, no dia 15 de janeiro, até à Ermida de Venade, no Arciprestado de Caminha, com os seus animais domésticos, para celebrar o dia litúrgico do Santo.

Bênção animais domésticos, Venade 2023De acordo com a Paróquia, “os animais criados por Deus habitam no céu, na terra e no mar, participam nas vicissitudes do género humano e associam-se à sua vida e, por isso, nesse dia, as criaturas entram na igreja dedicada ao Padroeiro dos animais.” “Com o gesto de abençoar as criaturas, os homens pedem e agradecem a Deus a companhia, o alimento, a segurança, a saúde que os animais dão tantas vezes aos donos. Uma vez que, segundo a providência divina do Criador, vários animais participam em certo modo da vida dos homens, servindo de auxílio nos seus trabalhos ou fornecendo alimento ou conforto, ao invocarmos a bênção de Deus sobre os animais, por intercessão do seu Patrono, Santo Antão, louvamos o Criador e agradecemos os seus múltiplos benefícios”, explica.

A celebração é ainda acompanhada da oração pelos que tratam os animais e que, ao mesmo tempo, são tratados por eles. “Este ano, assolado pela guerra e pelas guerras, agradecemos e pedimos paz. Sim, a paz tantas vezes transmitida por meio destes canais pacíficos, as criaturas que trazem paz ao espírito dos humanos e zelam até pela sua segurança”, acrescenta.

Em tempo de pandemia, a cerimónia foi realizada apenas com a presença do Pároco e de sua mãe que, nesse local bendito, rezaram pelas intenções das pessoas devotas de Santo Antão.