Viana do Castelo acolheu jovens de dioceses francesas e polacas

| Tempo de leitura: 3 min

Cerca de uma dezena de jovens das Dioceses francesas de Nancy, Metz e Verdun, e da Arquidiocese de Lodz (Polónia) foi recebida pela Diocese de Viana do Castelo “para preparar o acolhimento de cerca de mil jovens nos Dias nas Dioceses”. O encontro, que decorre antes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realiza-se entre os dias 26 e 31 de julho. 

Visita dioceses francesas e polacas O Pe. Domingos Meira, responsável pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) e do Comité Organizador Diocesano (COD), contou que são esperados “cerca de 350 jovens franceses” e “cerca de 600 jovens polacos”. “Estivemos a dar a conhecer a nossa Diocese, assim como os lugares mais emblemáticos de Viana do Castelo”, acrescentou, informando que o encontro visou “explicar o que vai acontecer na pré-Jornada”. 

Aurélie, da Diocese de Metz, assegurou que a Diocese de Viana do Castelo é “muito acolhedora”, confidenciando uma “agradável surpresa” pela “paz e serenidade”. “Tivemos a oportunidade de fazer muitos encontros e sentimos que a Diocese está muito envolvida, principalmente as Paróquias, na dinâmica dos Símbolos da JMJ”, salientou, reconhecendo as “diferentes realidades” entre o mar e a terra. “Em Metz, também existe a realidade territorial das fronteiras e a proximidade de outra cultura, de uma Diocese aberta ao exterior, ao outro. A Espanha, mas não só, porque também sentimos a marca do Caminho de Santiago de Compostela”, referiu. 

A jovem descreveu Viana do Castelo como uma “bela região”, onde se sente “o impulso da pastoral e o desejo de favorecer sempre o encontro com Cristo”. “Estes poucos dias deram-nos o gosto de partilhar e de avançar juntos para realizar esta grande aventura para os jovens e para todos os peregrinos. Queremos que os jovens experimentem a diversidade que vivemos com este acolhimento tão caloroso”, disse, assegurando que “a JMJ será uma fonte inesgotável de partilha e alegria”. “Este encontro com o outro, que é também um encontro com Cristo, vai permitir recarregar as energias através da união da família dos filhos de Deus. E, quer nos Dias nas Dioceses, quer na JMJ, acolheremos também Cristo, fonte da nossa aventura de vida, desta aventura da fé”, terminou. 

Este mês, a Diocese de Viana do Castelo receberá ainda mais jovens de uma outra Diocese francesa