Viana do Castelo acolheu reunião nacional de preparação para a JMJ Lisboa 2023

A Diocese de Viana do Castelo recebeu no passado sábado, dia 14, o encontro de COD's, Comites Organizadores Diocesanos de todas as dioceses de Portugal e o COL, Comité Organizador Local que prepara a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa. Este encontro ocorre todos os meses na diocese anfitriã dos símbolos da JMJ, a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani em digressão pelos vários arciprestados de Viana do Castelo, pelas mãos dos jovens.

Reunião nacional JMJO encontro teve início a meio da manhã na Praça da República, em que os cerca de 40 representantes dos COD's-COL foram recebidos pelo Grupo de Jovens de S. Miguel de Alvarães que cantaram as "jorneiras", uma versão das janeiras, mas com letra adaptada ao tema da JMJ Lisboa 2023. Depois de uma visita a Sé de Viana do Castelo, foi no Museu do Traje que se deu um contacto mais direto com o património etnográfico vianense, através da exposição de um conjunto de trajes populares rurais do conselho de Viana do Castelo e ainda de um núcleo expositivo sobre o ouro. A visita ao museu terminou com um lanche docinho, as famosas Bolas de Berlim.

A reunião de trabalho realizou-se no Monte de Santa Luzia. O Bispo D. João Lavrador marcou presença no encontro, durante o almoço, e aproveitou para dar uma palavra de boas-vindas e de felicitar todos os presentes pelo trabalho realizado em prol da JMJ, um momento único para as igrejas diocesanas e para toda a igreja portuguesa. Os trabalhos tiveram início com um momento de oração no Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Durante a reunião, alguns momentos de partilha sobre a preparação pastoral e promoção da JMJ em cada diocese, os desafios e preocupações sentidas e foi lançado um olhar sobre os planos e sonhos pastorais após o grande encontro de agosto em Lisboa. Abriu-se depois um espaço para as iniciativas de âmbito nacional promovidas pelo COL em ligação com os COD's, nomeadamente as 24 horas de oração JMJ que em Viana do Castelo se vai realizar na Capela do Carmelo de Santa Teresinha no dia 21 e 22 de janeiro. Referência ainda para a iniciativa Limpar Portugal, pensada para o mês de fevereiro que vem reforçar um dos objetivos centrais da JMJ Lisboa 2023, a sustentabilidade. A ideia central desta iniciativa é proporcionar uma atividade de recolha de resíduos a jovens de todas as idades, através de parcerias sustentáveis com as escolas presentes nas diferentes dioceses de Portugal, sensibilizando os jovens para práticas ambientais saudáveis. O encontro terminou com um ponto de situação das inscrições em cada diocese portuguesa e do projeto Igrejas Irmãs, que tem por objetivo ter um peregrino de cada país do mundo presente na JMJ.