X Encontro Mundial das Famílias na Diocese 

| Tempo de leitura: 4 min

A Diocese de Viana do Castelo realizou a abertura do X Encontro Mundial das Famílias que, a pedido do Papa Francisco, se realiza de modo inédito em cada Igreja local. De facto, o Papa deseja que este Encontro Mundial seja “capaz de envolver todas as famílias que quiserem sentir-se parte da comunidade eclesial. O encontro tem assim uma forma multicêntrica e disseminada, favorecendo a participação das comunidades diocesanas de todo o mundo”. X Encontro Mundial das Famílias

Sob o tema “O Amor em família: vocação e caminho de santidade”, D. João Lavrador abriu solenemente o Encontro Mundial no auditório Paulo IV, em Darque, Viana do Castelo, na presença de famílias, responsáveis de equipas arciprestais, movimentos e agentes da pastoral familiar. 

A projeção do vídeo promocional do X Encontro Mundial das Famílias colocou esta abertura em comunhão com Roma, e apresentou as palavras encorajadoras e de motivação do Santo Padre para a famílias de todo o mundo. 

D. João Lavrador incentivou todos os presentes a empenhar-se numa renovada pastoral familiar, afirmando que “havemos de ir mais além, mas já estamos no caminho certo”, garantido que as famílias e agentes pastorais “não estão sozinhos, pois caminho juntamente convosco”. O Bispo diocesano instou toda a assembleia e os pastores das comunidades a colocar a pastoral familiar no centro das prioridades da Diocese. 

O Prof. Doutor Luís Miguel Rodrigues (Coordenador da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa – Braga) apresentou a sua reflexão sobre a “Família Amoris Lætitia: um Ano de balanço e perspetivas pastorais”, retomando os documentos do Concílio Vaticano II, da Familiaris Consortio e da Amoris Lætitia. 

Já na parte final do encontro, D. João Lavrador benzeu os ícones destinados a cada uma das Paróquias e comunidades da Diocese, de modo que, em cada uma delas, se possa reavivar o “Evangelho da Família” que é a alegria que enche o coração e a vida inteira. Após a entrega dos ícones, D. João Lavrador incentivou os presentes a serem testemunhas evangelizadoras, apelou à criatividade para a vivência deste X Encontro Mundial das Famílias, nos Arciprestados, Paróquias e movimentos. No envio afirmou: “Caras famílias, membros das equipas arciprestais e movimentos de pastoral familiar, amigos e amigas evangelizadores, é fundamental anunciar o Evangelho da Família, é necessário acompanhar os noivos e os casais, é importante fazer crescer a beleza das famílias cristãs. O vosso serviço é grande, porque sois instrumentos do Senhor para que todos possam ser o ‘sal da terra e a luz do mundo’ da Páscoa do Senhor Jesus. Eu vos envio como mensageiros e evangelizadores das famílias da nossa Diocese, para que os laços íntimos e familiares sejam, à luz da Palavra de Deus, fonte de renovação e entusiamo. Deixem-se conduzir pelos caminhos criativos do Espírito Santo e o entusiasmo nunca vos faltará! Neste X Encontro Mundial das Famílias, renovai o ardor do vosso coração, alegrai-vos com os testemunhos familiares que ireis encontrar, ajudai a sarar as suas feridas. Sede testemunhos do amor de Deus no mundo e nas famílias!” 

Já no sábado 25 de junho, na conclusão do Encontro Mundial, vai realizar-se o IV Viana em Família (Encontro Diocesano das Famílias) com o programa: 

09h30 - Acolhimento 

10h00 –Mesa-redonda: “O amor na família: vocação e caminho de santidade” 

11h30 – Eucaristia e bênçãos matrimoniais 

13h00 – Piquenique 

14h30 – Tarde festiva: “As vivências do amor” 

17h00 - Orfeão de Vila Praia de Âncora 

17h30 – Especial participação do Papa Francisco 

17h45 – Envio das Famílias